Por ser a primeira Capital do Brasil, Salvador guarda memórias da construção do nosso país, sem contar com o fato de ser uma das mais ricas em cultura. Cada ponto turístico retrata um fato histórico importante para desde as influências, a culinária, até as crenças. Mesmo que esteja por pouco tempo aqui, vale a pena conhecer as belezas e a história do lugar. Então, quais são as melhores opções para escolher o que fazer em Salvador em apenas um dia?
Se está só de passagem pela Capital baiana ou vai ficar poucos dias, fique tranquilo que preparamos um roteiro rápido e curto para você aproveitar Salvador e conhecer alguns pontos turísticos que fazem parte da memória da cidade. Alguns dos que citaremos aqui são cartões postais da cidade e você, com certeza, já deve ter ouvido falar.
Rio Vermelho
Apesar de não ser um ponto turístico específico, é um dos bairros mais badalados de Salvador, onde têm atrações culturais e gastronômicas, além de uma orla e belas paisagens. Rio Vermelho é um bairro boêmio, com muitos bares e restaurantes, sem contar com a verdadeira comida baiana.
É o bairro onde morou o grande escritor Jorge Amado e sua esposa, Zélia Gattai. O local atualmente é um museu que conta a história do autor e guarda até hoje objetos pessoais como a máquina de escrever, os livros e o bibelôs que ele colecionava.
Além disso, o Rio Vermelho também abriga a Vila Caramuru. O lugar, que era um antigo mercado de peixes, foi transformado em casa noturna com diversas opções de atração gastronômica e música ao vivo. Para quem gosta de agitação e de curtir uma noite animada é o paraíso!
Pedra da Sereia e Monumento das Gordinhas
Localizado no bairro Ondina, o monumento foi criado em 2004 pela artista plástica Eliane Kertész (1945-2017) e retrata as três etnias que deram origem ao povo brasileiro: a negra, a índia e a branca. Com o nome da obra de As Meninas do Brasil, as esculturas foram fundidas em bronze sobre base de concreto.
Para quem não sabe, cada monumento tem o seu respectivo nome, que são: Damiana, Mariana e Catarina. A disposição de cada uma foi escolhida com o objetivo de trazer um significado, no qual cada uma está relacionada com um continente. Damiana contempla o mar olhando em direção à África; Mariana em sentido de Portugal e Catarina tem sua visão direcionada para a América. Vale a pena conferir!
Morro do Gato – Monumento do Cristo
Esculpida em mármore carrara, pelo artista italiano Pasquale De Chirico, a escultura está localizada no Morro do Cristo, na Barra. O monumento tem 7 metros de altura e foi tombado pela prefeitura em 2017 por ser de caráter religioso e por resguardar os valores da cultura soteropolitana.
Logo no ano seguinte, em 2018, o Morro do Cristo ganhou uma tirolesa com um percurso de 110 metros. Ou seja, além de um visual perfeito para as fotos e de poder contemplar um pôr do sol incrível, ainda é possível ter um pouco de aventura, tudo isso em um lugar só.
Farol da Barra
Também conhecido como Farol de Santo Antônio, o Farol da Barra foi o segundo do continente americano. A Torre atual foi construída em 1839 com 22 metros de altura e pintada com faixas pretas e brancas. Já em 1938, o Farol foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan.
No local também há o Museu Náutico da Bahia, onde ficam guardados alguns objetos que retratam a história da época, em específico, ítens encontrados do navio português que naufragou em 5 de maio de 1668. Dentre os artigos em exposição estão balas de canhões, mosquetes e arcabuzes; fragmentos de carrinhos de canhão, alianças, dedais, botões, pratos, moringas e imagens sacras. Vale muito a pena conhecer!
Pelourinho
Um dos principais cartões postais da cidade, o Pelourinho era o local onde havia uma pedra utilizada para castigar os escravos que cometiam algum delito. O que antes era um lugar de sofrimento, hoje marca a cultura e a resistência de um povo. Todo com piso de paralelepípedo, não há quem passe e não fique apaixonado pelo Pelô, como também é chamado.
Além disso, o local abriga outros dois pontos turísticos importantes de Salvador: a Igreja e Convento de São Francisco e a Catedral Basílica de Salvador, construída com azulejos portugueses e esculturas banhadas a ouro. Lá você também encontra bares com caipirinha e boa comida e lojas com artesanato baiano.
Mercado Modelo
Por falar em artesanato, se você está à procura de souvenirs e itens de recordação da Bahia, encontrou o lugar certo. O Mercado Modelo é o local ideal para comprar tudo isso e muito mais, como roupas, quadros, e bebidas alcoólicas, por exemplo.
Construído em 1912, o local funcionava a antiga alfândega. O Mercado fica bem próximo da Baía de Todos-os-Santos e do Elevador Lacerda e é um dos lugares mais frequentados pelos turistas, tanto pela compra de lembranças da capital baiana quanto por ser um marco histórico e cultural de Salvador.
Agora que você já sabe o que fazer em Salvador em apenas um dia…
Conhecer a capital baiana em apenas um dia é impossível, mas mostramos aqui que dá para visitar muitos pontos turísticos e ainda ficar com um gostinho de quero mais. E pode ter certeza que alegria e diversão nunca faltam, então venha preparado para aproveitar muito cada momento.
Bom, por hoje é só, mas não se esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar ligado por aqui, porque damos sempre dicas de passeios e de locais para visitação. Assim você só precisa ver qual será a sua próxima folga, planejar um tempo e vir curtir Salvador da melhor maneira.
Se você está planejando uma viagem para Salvador e quer aproveitar ao máximo seu tempo, o Hotel Verdemar é a escolha perfeita para a sua estadia. Com localização privilegiada, oferecemos fácil acesso a todas as atrações mencionadas. Reserve agora e garanta uma experiência incrível em Salvador!
Planeje sua estadia no Hotel Verdemar!
Venha descobrir Salvador com conforto e praticidade no Hotel Verdemar!