O Guia Definitivo para Tirar Fotos em Salvador: Descubra os Melhores Locais


Farol da Barra, um dos principais cartões-postais da cidade, é perfeito para quem deseja tirar fotos em Salvador.

A experiência de tirar fotos em Salvador, a cultural e vibrante capital da Bahia, costuma render imagens marcantes para todos aqueles que apreciam a arte da fotografia, seja profissionalmente ou apenas como lazer. Afinal de contas, estamos falando de uma terra repleta de encantos e cores.

Logo, para os amantes da fotografia, Salvador é um paraíso cheio de oportunidades para capturar momentos únicos.

Neste guia, vamos detalhar o que faz da primeira capital do Brasil um destino fotográfico único, destacando pontos turísticos, praias e oferecendo dicas essenciais para capturar a essência autêntica desta cidade inspiradora.

Leia também: Recreação e lazer: o que fazer em Salvador com crianças?

O Encanto Fotográfico de Salvador: Um Guia Completo

Conhecida por sua diversidade cultural e natural, Salvador conta com alguns dos lugares mais belos do Brasil para tirar fotos.

Habitada originalmente pelos povos indígenas, a cidade também carrega traços da colonização portuguesa e dos africanos trazidos durante o tráfico de escravos, além de migrantes que vieram de outras regiões do mundo.

Dotada da maior extensão de costa do país (com mais de 50 quilômetros de litoral), Salvador possui uma série de atrativos para quem deseja tirar fotos, o que inclui, além de suas praias paradisíacas, locais famosos por seu pôr-do-sol, o Centro Histórico, cartões-postais icônicos e a sua maior riqueza: as pessoas.

Neste guia completo que preparamos, você vai encontrar respostas para os seguintes tópicos:

O que faz de Salvador um destino fotográfico único?

Quais são os pontos turísticos mais ‘instagramáveis’ de Salvador?

Como escolher os melhores horários para fotografar em Salvador?

Quais são as melhores praias para fotos espetaculares em Salvador?

Quais são as dicas essenciais para fotografia de rua em Salvador?

O que faz de Salvador um destino fotográfico único?

Salvador é uma mistura fascinante de elementos culturais, históricos e naturais que proporcionam um cenário único para tirar fotos.

Seja pelas coloridas casas coloniais do Pelourinho, pelos rituais religiosos do Candomblé, ou pelas praias de areias douradas, a cidade oferece uma variedade de temas que inspiram os fotógrafos a cada esquina.

Quais são os pontos turísticos mais ‘instagramáveis’ de Salvador?

Pelourinho, no Centro Histórico, é tombado como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Pelourinho: desbrave as ruas de paralelepípedos e as fachadas coloridas que compõem esse Patrimônio Mundial da UNESCO. Inúmeros museus, igrejas e casarões inspiram os registros.


O Elevador Lacerda possibilita uma vista incrível para a Baía de Todos-os-Santos/Foto: Divulgação/Semob.

Elevador Lacerda: capture vistas panorâmicas da Baía de Todos-os-Santos e da cidade a partir deste icônico ponto de observação, que liga a Cidade Baixa à Cidade Alta.

Farol da Barra: fotografe o pôr do sol espetacular enquanto o farol ilumina o Oceano Atlântico.


Farol da Ponta do Humaitá também rende registros singulares em Salvador/Foto: Divulgação/TV Brasil.

Ponta do Humaitá: registre o cair da tarde na pilastra da Ponto do Humaitá, pertinho do farol, ou no alto do Forte de Monte Serrát (localizado a poucos metros), onde a vista para a Baía de Todos-os-Santos é arrebatadora.


Igreja do Bonfim e as tradicionais fitinhas proporcionam ótimas fotos/Foto: Divulgação.

Igreja do Bonfim: a Colina Sagrada, situada na Cidade Baixa, sempre rende belos registros da fé. Destaque para as fitinhas coloridas do Bonfim, amarradas nos portões da igreja, que costumam proporcionar fotos incríveis.


A tradicional Sorveteria da Ribeira foi eleita, recentemente, uma das 100 melhores do mundo/Foto: Itana Alencar/G1.

Sorveteria da Ribeira: além do tradicional sorvete, o clima de interior oferecido pela praia também possibilita lindas imagens. Em 2023, a sorveteria foi eleita uma das 100 melhores do mundo pela enciclopédia gastronômica internacional TasteAtlas.

Como escolher os melhores horários para fotografar em Salvador?

  1. Manhã cedo: a luz suave proporciona ótimas oportunidades para capturar detalhes arquitetônicos e cores vibrantes.
  2. Final da tarde: o pôr do sol cria uma atmosfera mágica, especialmente nos pontos de vista da cidade.
  3. Noite: a iluminação das ruas e edifícios históricos oferece oportunidades únicas para fotografias noturnas, contudo, há a necessidade de melhores equipamentos para os registros noturnos (seja a máquina profissional ou smartphone).

Quais são as melhores praias para fotos espetaculares em Salvador?

  • Farol da Barra: o entorno do Farol da Barra oferece vistas panorâmicas incríveis. Capture o contraste entre o oceano e a arquitetura histórica enquanto o famoso farol se destaca nesse cenário paradisíaco.
  • Itapuã: que tal registrar os pescadores locais em suas jangadas coloridas? Outra boa pedida é a região da Praça Vinícius, que além de contar com uma estátua do poeta, também fica próxima ao Farol de Itapuã.
  • Stella Maris: explore dunas e coqueirais para composições de tirar o fôlego.
  • Quando a maré está baixa, piscininhas naturais acabam se formando, o que também possibilita registros marcantes.
  • Praia do Flamengo: oferece uma atmosfera mais tranquila e é perfeita para fotografias de praias menos movimentadas. As palmeiras e as pequenas embarcações de pescadores criam composições encantadoras.
  • Jardim de Alah: repleta de coqueiros e dotada de um gramado que estimula a contemplação da paisagem, a praia do Jardim de Alah proporciona imagens belíssimas para os amantes da fotografia.

Quais são as dicas essenciais para fotografia de rua em Salvador?

  • Seja respeitoso (a): ao fotografar pessoas na rua, sempre peça permissão e seja discreto (a) para capturar momentos autênticos;
  • Explore mercados locais: os mercados populares oferecem uma riqueza de cores, texturas e rostos interessantes. Um bom exemplo é a Feira de São Joaquim, localizada no bairro Água de Meninos, na Cidade Baixa;
  • Esteja atento (a) aos detalhes: desde a arquitetura até as manifestações culturais, os detalhes contam, fielmente, a história de Salvador.

Descubra a Experiência Completa: Hospede-se Conosco!

Para a sua experiência fotográfica ficar completa, hospede-se no Hotel Verdemar. Situado na orla da Pituba, nas proximidades dos principais pontos turísticos de Salvador, o Verdemar é um hotel com alma baiana, oferecendo uma infraestrutura aconchegante e acolhedora capaz de fazer com que você se sinta em casa.

Reconhecido pelo TripAdvisor por sua qualidade no atendimento, o Hotel Verdemar é a sua melhor opção de hospedagem para uma experiência fotográfica completa em Salvador.

Ah! E não esqueça de compartilhar as fotos nas suas redes sociais utilizando a #HotelVerdemar

Leia também: Os benefícios de escolher um hotel com localização privilegiada em Salvador

Gostou deste guia? Ao segui-lo, você estará pronto (a) para explorar e capturar a diversidade visual única que faz de Salvador um destino fotográfico inesquecível. Prepare sua câmera e descubra a magia que esta cidade tem a oferecer através da lente.

Faça agora mesmo a sua reserva no Hotel Verdemar.

Se preferir, entre em contato com um dos nossos recepcionistas: +55 71 99291-2393

Compartilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine o nosso Informativo

Receba as principais novidades sobre o Hotel Verdemar, bem como promoções, como fazer reservas para hospedagem, programação cultural na Praia da Pituba e muito mais!

2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido